Orientações Médicas
Temas Gerais:
Intoxicações e Envenenamentos
Intoxicações e Envenenamentos
Em geral, ocorrem por acidente envolvendo sustâncias de uso diário, em casa ou no local de trabalho. Podem também ocorrer em casos de tentativa de suicídio. Drogas e álcool, usados de forma abusiva, podem provocar envenenamento.
O que é veneno?
Veneno ou toxinas são substâncias que, se introduzidas no corpo em quantidade suficiente, podem causar danos temporários ou permanentes. Os sinais e sintomas dependem da toxina e do modo como ela penetrou no organismo.
Quais os tipos de envenenamento?
Existem três tipos principais de envenenamento: por venenos engolidos ou absorvidos pela pele, os aspirados e os injetados.
Por Venenos, Que São Engolidos Ou Absorvidos Pela Pele
Os causadores mais comuns são os remédios, quando tomados em excesso ou quando acompanhados de bebida alcóolica, produtos como material de limpeza, gasolina, tinta e outros. As crianças são, geralmente, as maiores vítimas do envenenamento com remédios
e produtos caseiros.
Os principais sintomas são: vômitos, diarréia, dores abdominais, dificuldade de respirar, suor e até perda de consiência. É comum encontrar queimaduras em volta de boca ou na língua. Sempre se encontra a embalagem do produto próxima da vítima.
Como proceder?
• Não provoque o vômito se a vítima estiver inconsciente;
• Se a vítima estiver consciente, induza vômitos se o agente tóxico for medicamentos, plantas, comida estragada, álcool, veneno para ratos, água oxigenada, etc;
Atenção: A indução do vômito é feita pela ingestão de uma colher de xarope de ipeca e com copo de água, ou estimulando a garganta com o dedo.
• Se a vítima começar a vomitar, coloque-a deitada de lado no chão;
• Não dê nada para a vítima beber;
• Se os lábios ou a boca estiverem queimados, resfri-os com água ou leite frio;
• Mantenha-se atento com a respiração da vítima. Caso ocorram problemas respiratórios clique aqui e trate-a como está descrito em Massagem Cardíaca Para Adultos no item Parada Cárdiorrespiratória deste guia de primeiros socorros;
• Aguarde orientação médica. Ao conduzir a vítima ao hospital, não se esqueça de levar a embalagem do produto ingerido;
• Caso você não tenha a embalagem ou pista sobre o produto ingerido, leve uma amostra do vômito, pois a identificação do veneno pode ajudar no tratamento;
Atenção: Em caso de ação de produtos químicos na pele, lave todo o resíduo com muita água. Se chamar o médico ou levar a vítima a um serviço médico, informe o produto que causou a lesão.
Por Venenos Que São Aspirados
A causa mais comum é a aspiração de gás de cozinha. Além dele, outros produtos domésticos, vapores químicos, fumaças e gases industriais podem provocar o envenenamento.
Os sintomas mais comuns são: tontura, dificuldade de respirar, dor de cabeça, palidez ou pele azulada e até perda de consciência. Podem ocorrer também vômito e diarréia.
Como proceder?
• Remova imediatamente a vítima do local. Coloque-a ao ar livre;
• Chame com urgência um serviço médico;
• Fique atento à respiração da vítima. Havendo problemas respiratórios, clique aqui e adote a orientação Massagem Cardíaca Para Adultos no item Parada Cárdiorrespiratória deste guia de primeiros socorros;
• Em caso de perda de consciência, clique aqui e siga as orientações em Respiração Artificial no item Parada Cárdiorrespiratória deste guia de primeiros socorros;
Por Venenos Que São Injetados
Além do uso de drogas injetáveis, as picadas de insetos, cobras e outros animais podem causar envenenamento. As picadas por animais são tratadas no item Picadas de animais peçonhentos deste guia. Caso queira acessar, clique aqui.
É importante destacar uma intoxicação comum que é a intoxicação por álcool. O reconhecimento é fácil, pois, geralmente, há cheiro forte, perda de consciência ou a vítima pode estar muito excitada, mas logo em seguida cai em estado de apatia, com rosto
vermelho e úmido e pulso rápido e forte. Em estágio mais avançado, entramos respiração curta, rosto seco e pupilas dilatadas.
A vítima incosciente corre o risco de vomitar e inalar o próprio vômito, Neste caso, pode asfixiar-se. Como o álcool dilata os vasos sangüíneos, pode ocorrer perda de temperatura (hipotermia) se a pessoa estiver exposta ao frio.
O tratamento consiste em manter as vias aéreas livres e verificar o nível de resposta da vítima. Sacuda os ombros dela e fale alto para ver se ela responde. Se ela não reagir, verifique a respiração e o pulso e coloque-a na posição de recuperação.
Como Evitar o Envenenamento?
• Guardar os produtos de limpeza ou medicamentos em suas embalagens originais e não reutiliza-las depois de vazias;
• Nunca reutilizar embalagens vazias de refrigerantes, potes ou frascos de alimentos para guardar outros produtos;
• Guardar produtos perigosos, como os de limpeza e medicamentos, longe do alcance de crianças e animais de estimação;
• Não usar medicamentos sem orientação médica;
• Não fazer remédios ou chás caseiros com plantas sem orientação médica;
• Não comer plantas selvagens sem que elas tenham sido identificadas;
• Ensinar as crianças a não brincar de "comidinhas" com plantas que encontraram ou qualquer outra coisa que elas não conheçam;
• Inseticidas e raticidas devem ser utilizados com cuidado e, de preferência, por empresa especializada;