Orientações Médicas
Pediatria:
A Criança com 24 Meses
Desenvolvimento e Comportamento: A criança com 24 meses
Quando se tem um bebê em casa, podemos perceber que a cada dia ele aprende uma coisa nova, adquire habilidades diferentes e atinge novos marcos do desenvolvimento.
Uma das grandes finalidades da consulta pediátrica nos primeiros meses de vida é acompanhar o desenvolvimento das crianças, e permitir intervenções precoces caso necessárias, dentro da melhor janela de oportunidade possível.
O desenvolvimento pode ser avaliado nos âmbitos social, de linguagem e comunicação, cognitivo e motor.
O que então podemos esperar de uma criança com 24 meses? Nesse momento, a criança começa a se tornar mais independente, desenvolve um sentido cada vez mais forte de sua identidade pessoal, ao mesmo tempo torna-se mais sociável. Começa a fase da curiosidade e da imaginação.
1) Social:
• Gosta de copiar os outros, principalmente adultos
• Mostra euforia na presença de outras crianças
• Apresenta mais sinais de independência
• Tem dificuldade de partilhar brinquedos
• Ainda brinca em paralelo, no seu espaço e com seus brinquedos, mas começa a engajar-se em brincadeiras com outras crianças.
• Ainda não consegue “esperar sua vez”
• A separação dos pais ainda é motivo de ansiedade
• Apresenta comportamentos desafiadores – quando não lhe fazem a vontade, pode recorrer à birra para expressar frustração.
2) Linguagem:
• Aponta figuras ou objetos quando eles são nomeados
• Sabe nome de familiares e de partes de seu corpo
• Repete palavras que escutou em conversas
• Fala sentenças de 2 a 4 palavras. Já usa verbos e adjetivos
• Conhece entre 50 a 300 palavras
• Consegue seguir instruções simples e objetivas
• Como o pensamento é mais rápido do que sua capacidade de verbalizar, pode “tropeçar” em algumas palavras
3) Motor:
• Corre, pula, chuta uma bola, fica na ponta dos pés, escala objetos
• Sobe e desce escadas com apoio
• Alimenta-se sozinho usando uma colher
• É capaz de abrir tampas, acender luzes, virar páginas
• Apresenta mais destreza motora fina: desenha
4) Cognitivo:
• Sabe para que servem as coisas (uma colher, uma manta, um copo) e mostra independência com tarefas simples
• Segue instruções de 2 passos
• Classifica as cores e as formas
• Aos poucos o pensamento abstrato começa a se desenvolver e passa a brincar de faz-de-conta (início do pensamento simbólico)
• Começa a preferir mais uma mão em relação a outra
• Descobre relações de causa e efeito
Na consulta pediátrica, alguns sinais de alerta nessa idade apontam para a necessidade de uma observação melhor ou intervenções precoces:
São alguns sinais de alerta aos 24 meses:
• A criança que perde habilidades já adquiridas
• A criança com dificuldade de andar
• A criança que não sabe seguir instruções simples ou usar objetos do dia a dia (colher, copo, escova, telefone)
• A criança que não fala frases de 2 palavras
Referências bibliográficas:
1. American Academy of Pediatrics: Developmental and Behavioral Pediatrics de Robert G. Voigt
2. Livro do Ricardo Halpern: Manual de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento
Dra Mariana Grando Pegoraro
Pediatra e Intensivista
22/01/2018