Orientações Médicas
Temas Gerais:
Trombose Venosa Profunda
O que é a Trombose Venosa Profunda (TPV)?
É caracterizada pela hipercoagulação, obstrução parcial ou total do fluxo sanguíneo e formação de trombo em veias profundas. Esses trombos são, geralmente, formados na panturrilha, mas também podem se originar na coxa ou braços. O deslocamento desses coágulos pode chegar ao pulmão e bloquear uma artéria, embolia pulmonar, podendo levar à morte.
Qual a causa?
A principal causa da TVP é a imobilização por longos períodos como em: viagens longas, ficar sentado por muito tempo, grandes cirurgias musculoesqueléticas, traumas múltiplos e lesões da medula.
Outros fatores de risco são trombose anterior, enfarte, deficiência na produção de enzimas e substâncias pelo corpo, uso de estrógeno, diabetes, obesidade, tabagismo, idade acima de 40 anos.
Quais são os sintomas?
Muitos casos são assintomáticos, ou seja, não apresentam nenhum sintoma; mas alguns pacientes relatam dor, aumento da temperatura, edema e rigidez na panturrilha, se essa for a região de origem do trombo.
Qual o tratamento?
A maioria das mortes por embolia pulmonar acontece em 30 minutos após o início do evento. Por isso a profilaxia é importante para reduzir o número de casos de trombo embolia ou prevenir a propagação dos trombos. Existe uma concordância mundial que pacientes submetidos a artroplastia total de quadril ou joelho e pacientes com múltiplos traumas devem receber a profilaxia da TVP.
Em pacientes que apresentam trombos, os anticoagulantes são recomendados.
Em casos de embolia pulmonar agudo, o paciente deve ser internado em hospital para receber heparina intravenosa, oxigênio e monitoração contínua.