CLÍNICA DECKERS

Excelência em Atendimento

Tradição de Mais de 30 Anos

Orientações Médicas

Medicina Esportiva:

Trauma / Método Rice               

Trauma / Método Rice

Descanso - Gelo - Compressão - Elevação 

Quando alguém sofre alguma lesão, o fato de tomar algumas atitudes, imediatamente, pode ajudar muito no processo de recuperação. RICE, que em inglês representa as inicias de Descanso, Gelo, Compressão e Elevação deve ser sempre lembrado ao sofrer alguma lesão, pois causará alívio da dor, limitará o edema e protegerá os tecidos "machucados", o que com certeza acelerará a cicatrização do tecido. 

 

O método RICE:

• Rest / Descanso: Se o indivíduo sofrer alguma lesão, o ideal é que ele pare e descanse. O repouso é importantíssimo nos primeiros momentos da lesão por 2 motivos: Quando o repouso acontece, ele protege o tecido lesionado e com o corpo em repouso, sobra mais energia, necessária para recuperar a lesão com mais eficácia. 

 

• Ice / Gelo: O ideal é usar uma bolsa de gelo, mas na hora da lesão qualquer coisa bem gelada pode ser útil. O frio diminui a quantidade de sangue que chega na área lesionada, com isso impede o aumento do inchaço e evita que o indivíduo sinta dor. O tempo máximo de aplicação de gelo é de 20 minutos, pois mais do que isso pode causar lesões na pele e nos tecidos mais superficiais. Hoje em dia, sabe-se que o ideal é aplicar o gelo por 8 minutos, descansar 3 e então aplicar por mais 8 minutos.

 

 

 

 

• Compression / Compressão: O edema, além de causar um desconforto muito grande ao individuo, atrapalha o processo de recuperação da lesão. A compressão deve ser feita com uma faixa (que pode ser elástica) e o indivíduo não pode sentir desconforto com ela. A compressão diminui o fluxo sanguíneo no local, o que limita o edema. Já foram relatados casos de pacientes que sentiram até diminuição da dor no local. Sempre tome cuidado para evitar o garroteamento do membro como enfaixamento.

 

 

 

 

 

 

 

• Elevation / Elevação: Quando o indivíduo eleva o local da lesão, de preferência, acima do nível do coração, menos sangue chega nesta área e com isso o edema é controlado.

 

Depois de 48 horas seguindo esse método, muitas lesões tem o início da recuperação, mas se após esse período não houver melhora da dor e do edema, o ideal é procurar o médico.

Assim que o processo de recuperação teve início, as massagens leves podem acelerar a formação de tecidos cicatriciais, diminuir o tempo de recuperação e reduzir as chances de lesões recorrentes.

Outra ação que poderá acelerar o processo de recuperação da lesão, é o início do alongamento leve assim que não houver mais edema. Cuidado para não exagerar, o indivíduo não pode sentir dor enquanto alonga, para evitar o risco de reiniciar a lesão.

 

Após a fase aguda e na ausência de edema ou ferida com sangramento, o calor pode ser usado para aumentar a circulação sanguínea no local e ajudar a cicatrização.

voltar para medicina esportiva

                    compartilhe

CLÍNICA DECKERS

 

 

ORTOPEDIA - TRAUMATOLOGIA - CLÍNICA MÉDICA 

 

FISIOTERAPIA - REABILITAÇÃO ESPORTIVA

 

PILATES - RPG - TRX

 

MEDICINA ESPECIALIZADA EM GOLFE

 

CARDIOLOGIA  -  PEDIATRIA

 

GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA  -  DERMATOLOGIA