CLÍNICA DECKERS

Excelência em Atendimento

Tradição de Mais de 30 Anos

Orientações Médicas

Medicina Esportiva:

Hiponatremia               

Hiponatremia ou Queda na Concentração de Sódio no Sangue

As dietas com alto índice de sal (sódio) tem sido indicadas como causadoras do aumento de fatores de risco para a saúde. Porém, os atletas, que tem atividade muito intensa e aumento da eliminação de substâncias através do suor, correm o risco de ter um índice muito baixo de sal no sangue durante os treinos e competições. Como o sódio é eliminado pelo suor, é importante que os praticantes de atividade física mantenham o nível de sódio no sangue antes, durante e depois dessas atividades. Isso é mais perigoso ainda em atletas de endurance.

 

 

Riscos da Hiponatremia

A concentração baixa de sódio no sangue é mais comum em atletas que fazem atividades de longa duração. Após as maratonas e competições de triatlon, é muito comum que esses atletas estejam com o nível de sódio muito abaixo do normal. A concentração de sódio deve estar dentro do limite normal pois assim a transmissão dos impulsos nervosos e o funcionamento dos músculos acontecem da maneira mais adequada, uma queda mesmo que pequena desse nível no sangue, pode causar muitas alterações nessas funções.

 

Causas 

Como já sabemos, durante a atividade física intensa, o atleta elimina o sódio através do suor. O atleta que nesse período tenta repor as substâncias eliminadas apenas com água, vai diminuir ainda mais a concentração do sódio no sangue. Imagine um copo com água e sal, se você derrubar metade do conteúdo desse copo (como acontece no suor) e repuser apenas com água, a concentração de sal vai ser bem menor, certo? O mesmo acontece com o corpo dos atletas, causando a hiponatremia.

Alguns estudos mostram que os atletas de ultra endurece podem chegar a perder 1-2 gramas de sal por litro de suor. Se pensarmos que os atletas perdem no mínimo um litro de suor por hora, em um evento que dura 10-12 horas o atleta poderá perder muito sódio através do suor. Repor sódio é fundamental para garantir uma boa performance e a saúde.

 

Sintomas da Hiponatremia 

Os primeiros sinais geralmente são sutis e parecem com os sinais da desidratação, como náuseas, cãimbras musculares, desorientação, fala confusa, confusão mental e atitudes inapropriadas. O que normalmente ocorre quando o atleta chega a esse ponto é beber água, o que gera mais problemas ainda. Os sinais intensos podem ser convulsões, coma ou morte.

 

Tratamento

Nos primeiros sinais de náusea, cãimbras e desorientação o atletra deverá beber algum líquido que contenha sódio, como bebida isotônica, ou comer comidas com sal. O ideal é que o atleta reponha o sódio durante a atividade física e não somente quando o nível cair ao extremo. Se os sintomas chegarem ao extremo, o médico deverá ser consultado.

 

Prevenção

A melhor maneira de um atleta evitar esses problemas é com planejamento, existem algumas dicas:

 

• Use líquidos isotônicos que contenham sódio durante exercícios de longa distância ou alta intensidade.

• O atleta deve saber a quantidade de suor que elimina.

• Fazer uma programação de hidratação e nutrição durante os treinos e provas. 

• Evite usar aspirina, ibuprofeno e outros anti inflamatórios não esteroidais, pois podem aumentar o risco de hiponatremia em atletas.

 

É importante lembrar que todos esses atletas respondem diferencialmente ao exercício, a reposição de sódio também poderá variar.

voltar para medicina esportiva

                    compartilhe

CLÍNICA DECKERS

 

 

ORTOPEDIA - TRAUMATOLOGIA - CLÍNICA MÉDICA 

 

FISIOTERAPIA - REABILITAÇÃO ESPORTIVA

 

PILATES - RPG - TRX

 

MEDICINA ESPECIALIZADA EM GOLFE

 

CARDIOLOGIA  -  PEDIATRIA

 

GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA  -  DERMATOLOGIA