Orientações Médicas
Cardiologia:
Dor no Peito
Dor Torácica - Dor no Peito
O sintoma de dor no peito sempre nos traz preocupação, pois é difícil saber se temos uma doença grave, como infarto do coração, ou algo mais simples como uma dor na costela.
Sinais e sintomas de alerta e gravidade
Dor no peito forte, prolongada e em aperto, falta de ar, associados ou não a desmaio (perda de consciência), enjôo, vômitos, sudorese fria e palidez são sinais de alerta, que sempre devem ser considerados e o paciente encaminhado para atendimento médico. Se você tem mais de 65 anos, tem história familiar de infarto ou de derrame cerebral, é diabético, hipertenso, fuma ou tem colesterol alto (mesmo que com tratamento e controle adequados) o risco desta indisposição ser uma dor cardíaca aumenta. Assim, se você possui um destes fatores de risco cardiovasculares, mesmo que sinta um mal-estar menos característico como dor de estômago, dor torácica fraca, dor nas costas (torácica posterior) ou nos ombros, é importante procurar um médico.
Dor no peito ao exercício pode ser um aviso.
Se você caminha ou corre no parque para se exercitar e, durante a atividade física sente um aperto no peito, mal estar, escurecimento visual ou falta de ar, cuidado! Isto pode ser um aviso de que algo está errado. Este sintoma é chamado de angina e pode ocorrer também ao subir escadas ou durante a atividade sexual. É um sinal de que falta oxigênio ao coração, normalmente por uma obstrução parcial ou total de uma artéria coronária. Pare de fazer atividade física imediatamente e procure um médico. Isto pode evitar algo mais grave, como um infarto.