Saúde Bucal Orientações Médicas / Pediatria  

A saúde bucal engloba as cáries dentárias (decomposição dentária), a saúde periodôntica, o desenvolvimento e alinhamento adequado dos ossos faciais, mandíbulas e dentes, as doenças bucais e trauma ou lesões da boca e dentes.

Por volta dos dois anos e meio, seu filho já terá todos seus dentes de leite, incluindo os segundos molares. Os dentes permanentes só virão por volta dos 6 ou 7 anos de idade.

Cáries são o maior problema dentário na idade pré-escolar. As cáries são provocadas por bactérias, Streptococcus mutans ou Streptococcus sobrinus, que formam uma placa na superfície dos dentes. As bactérias interagem com o açúcar dos alimentos ou bebidas, transformando-o em ácido que dissolve o esmalte dentário, provocando as cáries. Caso não sejam tratadas, a dor e a infecção causados pela decomposição dentária, podem levar a problemas na alimentação, na fala e na aprendizagem.

As cáries são uma doença infecciosa contagiosa e evitável quando os devidos cuidados são tomados. Para prevenir o contágio, recomendamos aos pais ou quem cuide do bebê que:

• Tenham uma higiene oral adequada e consultem seu dentista regularmente;

• Não compartilhem utensílios, copos, colheres ou escovas de dentes com a criança;

• Não “limpem” a chupeta da criança na própria boca, antes de dá-la ao bebê.

É importante cuidar dos dentes de leite do bebê, pois se eles estragam e acabam caindo, e os dentes permanentes ainda não estão na hora de nascer, os dentes de leite irão se reposicionar no espaço que ficou vazio, não deixando um espaço para quando chegarem os dentes permanentes.

É crucial criar o hábito da higiene oral desde cedo.

Aos dois anos de idade, seu filho já deve escovar os dentes, ao menos, uma ou duas vezes por dia. Isto tem que fazer parte da rotina diária dele. Você precisa supervisionar a escovação, utilizando uma escova macia e muito pouca pasta de dente, pois flúor em excesso também é prejudicial. Se ele não gostar do sabor da pasta, pode fazer a escovação sem pasta de dente, só com água; a escovação e enxágüe são mais importantes que o uso de pasta de dentes. É importante escovar todos os dentes, não só aqueles que ele consegue ver, por dentro e por fora, de cima e de baixo.

Além da higiene bucal, a dieta do seu filho tem um papel importante na saúde dentária.

Esta fase é ideal para criar hábitos alimentares saudáveis para toda a vida: estimular o consumo de frutas, verduras e legumes, grãos integrais, carnes magras e laticínios, e reduzir ao máximo o consumo de alimentos e bebidas ricos em açúcar. Se seu filho comer um pedaço de bolo, mas escovar os dentes logo em seguida, não é tão prejudicial do que se ele comer aquelas balas grudentas ou chiclete, ou frutas secas, onde o açúcar permanecerá na boca do seu filho por um longo tempo.


Aconselhamos marcar uma consulta com um dentista a partir dos 12 meses de idade.

A Academia Americana de Pediatria dá os seguintes conselhos para promover a saúde bucal do seu filho:

• Amamentar seu filho

• Após a amamentação, limpe as gengivas e dentes do bebê depois da alimentação e antes de colocá-lo pra dormir;

• Não incentive que seu filho durma com uma mamadeira, qualquer mamadeira que seja levada pro berço deve conter somente água;

• Limite o consumo de comidas e bebidas doces às refeições;

• Evite refrigerantes e sucos de frutas adoçados;

• Estimule que se filho beba somente água ou leite entre as refeições;

• Estimule o consumo de frutas.

O flúor, um elemento da natureza, tem papel crucial no decréscimo das cáries dentárias. O flúor diminui a dissolução do esmalte e estimula a remineralização. Também possui efeitos antimicrobianos num pH baixo.

O flúor pode ser aplicado de várias formas: através do consumo de água tratada, quando o dentista faz uma aplicação de flúor tópica regularmente, e finalmente, através do uso de pasta de dente ou suplementos.


Referências:

Preventive Oral Health Intervention for Pediatrics, Pediatrics 2008;122;1387-94.
The American Academy of Pediatrics CARING FOR YOUR BABY AND YOUNG CHILD. Bantam Books, 1991.
Bright Futures. Guidelines for Health Supervision of Infants, Children and Adolescents. AAP, 2008.

 

 


Pode-se marcar consulta com o Dr. Eduardo Troster na recepção da Clínica Deckers.
Ele atende de segunda à sexta do período da tarde, com horário previamente marcado por telefone


Imprima este artigo






 
 
 
Clínica Deckers
Av. Europa, 887 - Jd. Europa - São Paulo / SP
Tel.: (11) 3065 1299
contato@clinicadeckers.com.br