Tendinite de Tríceps Orientações Médicas / Ortopedia

O que é ?

Tendinite é a inflamação de um tendão, uma forte tira de tecido conectivo, que liga os músculos aos ossos.  O músculo tríceps se localiza na parte posterior do braço e é responsável pela extensão dele, a parte inferior deste músculo se insere na parte posterior do osso do cotovelo através do tendão do tríceps. A tendinite de tríceps é a inflamação deste tendão, causando dor nesta região.

Essa tendinite acontece pelo uso excessivo do braço e cotovelo, especialmente em atividades como arremessos. Também pode ser causado por um golpe direto na região de inserção do tendão.

Quais os sintomas?

• Dor ao esticar ou dobrar o cotovelo,

• Rigidez no músculo e tendão,

• Edema próximo ao cotovelo.

Como é feito o diagnóstico?

O médico revisará os sintomas, examinará o braço e o cotovelo e poderá pedir Raio-X.

Como é o tratada?

• Aplicação de compressas de gelo por 8 minutos, seguidos de 3 minutos de pausa. Esse ciclo deve ser repetido até completar 30 minutos e pode ser feito 3 vezes por dia.

• Uso de anti-inflamatórios.

• Uso de órteses.

• Fisioterapia.

Quando retornar ao esporte ou à atividade?

O objetivo da reabilitação é que o retorno do paciente ao esporte ou à atividade aconteça o mais breve e seguramente possível. O retorno precoce poderá agravar a lesão, o que pode levar a um dano permanente.

Todos se recuperam de lesões em velocidades diferentes e, por isso, para retornar ao esporte ou à atividade, não existe um tempo exato, mas quanto antes o médico for consultado, melhor.

O retorno ao esporte acontecerá, seguramente, quando o paciente:

• Não apresentar edema ou rigidez na região da lesão;

• Tiver recuperado a força do braço lesionado, em comparação ao outro;

• Apresentar o movimento total do braço, sem dores.

Como prevenir?

A melhor maneira de preven ção é evitando o uso excessivo do braço.  É importante tentar reconhecer os sintomas no início da lesão, para que não haja agravamento dela.

Exercícios de reabilitação da tendinite do tríceps:

*** Atenção, cuidado ! Sempre faça os seus exercícios acompanhado por um profissional

Os exercícios a seguir são apenas um guia de tratamento básico, por isso o paciente deve fazer a reabilitação acompanhado de um fisioterapeuta, para que o programa seja personalizado.

A fisioterapia conta com muitas técnicas e aparelhos para atingir os objetivos, como: analgesia, fortalecimento muscular, manutenção ou ganho da amplitude de movimento de uma articulação, etc, e por isso, o tratamento não deve ser feito sem a supervisão de um profissional.

1 - Alongamento:

Com os dedos entrelaçados, levar as mãos acima da cabeça, sem deixar os cotovelos se afastarem das orelhas, levar as mãos para as costas, tentando chegar o mais próximo possível.

Manter por 20 segundos e repetir 4 vezes.

2 - Alongamento Com a Toalha:

Com o braço lesionado acima da cabeça e o outro braço atrás das costas, segurar as pontas de uma toalha.

Com a mão não lesionada, puxar a toalha para baixo, trazendo junto com ela a mão lesionada.

Manter 20 segundos e repetir 4 vezes.

3- Exercício de Resistência Com a Toalha:

Na mesma posição do exercício anterior, manter a mão não lesionada travada e fazer força com a mão lesionada, para esticar o braço acima da cabeça.

Manter 10 segundos e repetir 10 vezes.

4 - Fortalecimento:

Sentado, segurando um pequeno peso com as duas mãos, esticar os dos braços acima da cabeça.  A partir desta posição, levar as mãos até as costas, flexionando os cotovelos, mas sem afastá-los das orelhas, até que o peso toque as costas.

Estique os cotovelos acima da cabeça e volte.

Repita 20 vezes.

5 - Flexão de Cotovelo Com a Palma Para Baixo.

Em pé, segurando um peso em cada mão e com a palma da mão para baixo, flexionar o cotovelo, sem afastá-lo
do corpo.

Volte a posição inicial e repita 20 vezes.