Pronação Acentuada Orientações Médicas / Ortopedia  

O que é a pronação acentuada ?

Quando se caminha ou corre normalmente, a primeira parte do pé a tocar o solo freqüentemente é o calcanhar. Quando o peso da pessoa é transferido para o meio do pé, o arco do pé ira naturalmente horizontalisa-se um pouco. A horizotalização anormal é chamada pronação. Se o seu pé horizontalisa-se mais que o normal chama-se pronação acentuada. A pronação acentuada pode causar muitos problemas, tais como: tendinite de Aquiles e dor no calcanhar. Também pode contribuir para problemas no joelho.


Como ocorre ?

Ocorre quando ao correr ou andar, seu pé toca o solo e o arco e os ossos dos seus pés horizontalizam-se ou viram-se para dentro. Isso pode ocorrer por causa afrouxamento nos ligamentos ou nos tendões que ligam seus ossos do pé. Você pode nascer com esse tipo de problema ou ele pode resultar de lesões ou desgaste.


Quais são os sintomas ?

A pronação acentuada causa dor no arco, calcanhar, tornozelo, joelho, quadril ou costas.


Como é diagnosticada ?

Seu médico examinara seus pés e irá analisar você andar e correr. Ele perceberá que o movimento dos seus pés quando tocam o solo não é normal. Seus calçados de corrida podem mostrar um padrão anormal ao serem calçados.


Como é tratada ?

A pronação acentuada e os problemas que a seguem são, melhor tratados, com suportes para os arcos feitos sob medida (orthotics). Os Orthotics são normalmente feitos através de moldes dos seus pés, com o objetivo de poder cuidar do problema especifico dos seus pés. Os Orthotics são feitos de diferentes tipos de materiais, indo de borracha esponjosa a plástico duro.



Como evitar a pronação acentuada ?

A pronação acentuada é usualmente causada por um problema congênito nos seus pés. Entretanto, problemas associados a pronação acentuada podem ser evitados usando orthotics nos seus calçados.

 

 



Imprima este artigo






 
 
 
Clínica Deckers
Av. Europa, 887 - Jd. Europa - São Paulo / SP
Tel.: (11) 3065 1299
contato@clinicadeckers.com.br