Pé de Atleta Orientações Médicas / Temas Gerais

O que é pé de atleta ?

É um problema de pele causado por um fungo. Normalmente começa entre os dedos dos pés. A infecção causada pelo fungo se torna escamosa (esfoliada) e coça. Com o passar do tempo pode causar quebras na pele e inflamar. Outro termo para pé de atleta é frieira.

Como ocorre ?

O fungo que causa pé de atleta esta em todos os lugares. Normalmente adquire-se pé de atleta em pisos de áreas de chuveiros de vestiários de academias. O fungo tende a crescer com mais facilidade em pés suados, constantemente molhados ou que não foram
secados corretamente (especialmente em sapatos ou meias com pouca ventilação).

Quais são os sintomas ?

Os sintomas incluem:

• Coceira.

• Pele quebradiça e descascada, freqüentemente entre os dois últimos dedos dos pés.

• Inflamação.

• Empolar ou pústulas (ocasionalmente).

Como é diagnosticado ?

Seu médico pode diagnosticar o pé de atleta após examinar a sua pele. Ele pode, usando uma mecha, raspar sua pele, retirando uma amostra para examinar o fungo. Se o seu médico suspeitar que você também adquiriu uma infecção bacteriana, a amostra de pele
também será examinada para verificar a presença de bactérias.

Como é tratado ?

A infecção pode desaparecer sem tratamento, mas a maioria das infecções por fungo são tratadas com medicamentos aplicados sobre a pele. Se a infecção for severa ou espalhada, seu médico pode lhe prescrever medicação oral.

Quanto tempo durão os efeitos ?

O estagio agudo da infecção, normalmente, dura de 1 a 10 dias. A infecção crônica pode persistir por meses ou anos. Se um caso sério de pé de atleta não for tratado, pode se tornar uma séria infecção bacteriana. A infecção, pode eventualmente, afetar as unhas dos dedos dos pés, os quais são mais difíceis de tratar.

Como posso evitar o pé de atleta ?

Siga as instruções:

• Use meias de algodão ao exercitar-se.

• Troque as meias todos os dias.

• Use sandálias ou sapatos com ventilação (materiais como lona ou coura ao invés de (materiais artificiais).

• Ventile seus pés quando não estiver usando sapatos.

• Use chinelos ou sandálias quando tomar banho de chuveiro em vestiários de academia.

• Seque muito bem o seu pé, especialmente entre os dedos.

• Aplique talco antiinflamatório sobre a área afetada.

• Desinfete o box do chuveiro no vestiário da academia.