Remoção do Cisto Sinovial Orientações Médicas / Ortopedia

O que é a remoção do cisto sinovial ?

A remoção do cisto sinovial, chamada ganglionectomia, é o procedimento pelo qual o médico remove um cisto da uma parte do seu corpo.

O cisto sinovial é uma bolsa fechada e edemaciada sob a pele. A bolsa está conectada ao tendão ou à articulação. O cisto contém um fluído similar ao da articulação.

Alternativas para esse procedimento incluem:

• Tirar o fluido com uma agulha ou seringa, com ou sem uma injeção de cortisona.

• Escolher não se tratar, reconhecendo o risco da condição.

Como me preparo para uma ganglionectomia ?

• Planejar os cuidados e recuperação do pós-operatório, especialmente em caso de anestesia geral.

• Ter um tempo para descansar e encontrar pessoas para ajudar nas atividades do
dia-a-dia.

• Seguir as instruções do médico.

• Não comer ou beber nada 8 horas antes da cirurgia.

• Não tomar nem mesmo: café, chá ou água.

O que acontece durante o procedimento ?

Será ministrada uma anestesia geral, que relaxa os músculos e põe o paciente para dormir, ou regional, que anestesia parte do corpo do paciente enquanto ele permanece acordado. Todos os tipos de anestesia tem o objetivo de evitar a dor durante a cirurgia.

Após um corte na pele, o médico cortará em volta do cisto e o removerá. Então, ele fechará o corte com pontos ou tiras cirúrgicas especiais.

O que acontece após o procedimento ?

O paciente poderá ir para casa no mesmo dia da cirurgia. Um volumoso curativo, com ou sem tala, cobrirá a área onde existia o cisto. Retornar ao médico dentro de uma semana, para remoção dos pontos.

O paciente deve perguntar ao médico quais passos deve seguir e quando deverá retornar para um check-up.

Quais são os benefícios desse procedimento ?

A região onde o cisto estava deverá retornar a função normal.  O aspecto cosmético deverá ser melhor e a dor, diminuir.

Quais são os riscos associados a esse procedimento ?

• Existem alguns riscos quando a anestesia geral é usada geral.  O paciente deverá discutir esses riscos com o médico.

• A anestesia regional talvez não adormeça a área o suficiente, podendo causar um pequeno desconforto.

• Em raros casos, poderá haver uma reação alérgica à droga usada na anestesia.

• Anestesias locais são consideradas mais seguras que anestesias gerais.

• O cisto pode retornar.

• Existe um pequeno risco de infecção e sangramento. Entretanto, normalmente, o corte cicatriza rapidamente, sem maiores problemas.

• Em raros casos, nervos e vasos sanguíneos na área podem ser danificados.

• A cicatrização do corte pode formar uma cicatriz disforme. Normalmente a cicatriz se torna imperceptível, à longo prazo.

Quando chamar o médico ?

Chame imediatamente o seu médico se:

• Houver aumento de dor, mesmo se estiver usando medicamento para dor, recomendado por ele

• Houver pus, surgir rubor, grande edema e sensibilidade, perto do corte e dos pontos.