Apofisite Medial Orientações Médicas / Ortopedia  

O que é a apofisite medial?

É uma dor no cotovelo, no seu lado interno e mais próximo ao corpo.


Como ocorre?

A articulação do cotovelo é composta por três ossos: úmero (osso do braço), ulna e rádio (ossos do antebraço).

As extremidades inferiores do úmero recebem o nome de epicôndilos - a mais próxima ao corpo chama-se epicôndilo medial e a situada na parte externa do cotovelo é conhecida por epicôndilo lateral.

Ao epicôndilo medial ligam-se os músculos que flexionam o punho e ao epicôndilo lateral, aqueles que o estendem. O uso excessivo dos músculos que flexionam o punho causa irritação nos pontos em que eles se conectam ao osso, no epicôndilo medial.

Os ossos crescem, nas crianças, a partir de áreas chamadas placas de crescimento. No epicôndilo medial, existe uma placa de crescimento chamada apófise medial. À inflamação ou irritação dessa placa de crescimento, dá-se o nome de apofisite medial.

A apofisite medial é causada por excesso de atividade, mais especificamente, a relacionada ao arremesso.

O excesso de arremesso estressa os músculos que dobram o punho. A conseqüência dessa sobrecarga é a inflamação da placa de crescimento. Em casos severos, a placa de crescimento pode se desprender da parte distal do osso do braço (úmero).



Quais são os sintomas?

A apofisite medial causa dor na parte interna do cotovelo, podendo haver edemas na região.



Como é diagnosticada?

O médico examinará o braço e o cotovelo da criança. Haverá suscetibilidade à dor, ao longo do epicôndilo medial, confirmada, quando a criança arremessar uma bola ao médico.

O raio X pode mostrar inflamação ou quebra na placa de crescimento.



Como é tratada?

O mais importante, no tratamento desta lesão, é proibir movimentos de arremesso.

Compressas de gelo devem ser colocadas sobre o cotovelo, por cerca de 20 a 30 minutos, a cada 3 ou 4 horas, por 2 a 3 dias ou até que a dor passe.  Antiinflamatórios podem ser eceitados e a criança talvez precise realizar exercícios de reabilitação.

Para maior sustentação, uma cotoveleira elástica pode ser colocada, na articulação inflamada.

A cirurgia pode ser indicada em casos sérios, quando houver fratura do osso.



Quando a criança pode retornar ao seu esporte ou atividade?

O objetivo da reabilitação é que a criança retorne às suas atividade diárias e ao esporte, o mais rápido e seguramente possível.  Se o retorno for precoce, existe o risco de piorar a lesão, que levaria a um dano permanente.

Cada caso é um caso e cada criança tem uma recuperação diferente da outra, por isso, o retorno ao esporte ou às atividades diárias será determinado pelo tempo necessário para a melhora do cotovelo, e não por quantos dias ou semanas se passaram, desde a ocorrência da lesão.

Geralmente, quanto mais tempo se levar para procurar um médico, após o início da inflamação, mais tempo se levará para recuperar a lesão. 

A criança poderá voltar a arremessar, tão logo o inchaço ao redor do cotovelo lesionado tenha desaparecido, e assim que a sua força normal tiver sido recuperada, em comparação ao cotovelo não lesionado.  O movimento deve ser total, sem apresentar rigidez.

O ato de arremessar deve ser gradualmente aumentado mas o exercício deve ser suspenso, caso a dor retorne.

Como prevenir a apofisite medial?

A preven ção é feita através da limitação da quantidade de arremessos que a criança realiza.

Por esse problema ocorrer, com maior freqüência, em arremessadores, existem parâmetros de quantidade de arremessos que a criança pode realizar, durante a semana; geralmente, uma criança entre 9 e 12 anos deve realizar um máximo de 250 arremessos por semana.

Já, um adolescente entre 13 e 15 anos poderá efetuar um máximo de 350 vezes por semana.



Exercícios de Recuperação Para Apófisite Medial:


*** Atenção, cuidado ! Sempre faça os seus exercícios acompanhado por um profissional

Os exercícios de alongamento 1 a 3 podem ser iniciados logo após a consulta médica e os exercícios de fortalecimento 4 a 6, quando os exercícios de alongamento forem praticamente indolores. 

» Todos os exercícios devem ser repetidos 10 vezes e realizados em 3 séries.







1 - Arco de Movimento do Punho:

Dobre o mais que puder seu punho para frente e para trás conforme mostra a figura ao lado.



2 - Arco de Movimento do Antebraço:

Com o cotovelo de lado, dobrado a 90º, gire devagar a mão para cima (com a palma para cima) e mantenha-a por 5 segundos; depois, devagar, gire a mão para baixo (com a palma para baixo) e mantenha-a por 5 segundos.





3 - Arco de Movimento do Cotovelo:

Em pé, eleve devagar sua mão com a palma para cima, indo de encontro ao seu ombro; dobre o seu cotovelo o máximo que você puder. Depois, desdobre-o, estendendo-o e mantendo-o o mais endireitado possível.

4 - Fortalecimento do Punho:

A) Flexão do Punho:  segure, por exemplo, uma lata de conserva com a palma da mão para cima. Devagar, dobre o punho para cima e, então, abaixe o peso, retornando à posição inicial

B) Extensão do Punho: segure, por exemplo, uma lata de conserva com a palma da mão para baixo. Devagar, dobre seu punho para cima  e, lentamente, abaixe o peso, retornando à posição inicial.

C) Afastamento Radial do Punho: com o punho na posi ção lateral e polegar para cima, segure uma lata de conserva.  Devagar, dobre o seu punho para cima com o polegar em direção ao teto e, lentamente, abaixe o peso, retornando à posição inicial. 

Não mova seu antebraço durante todo o exercício.





5 - Pronação e Supinação:

Substitua o cabo de martelo da figura ao lado por uma régua e segure-a com seu cotovelo dobrado a 90º e apoiado em alguma mesa.

Devagar, faça movimento de rotação, primeiro com a palma da mão para cima e depois para baixo.
6 - Enrolamento do Bíceps (Fortalecimento):

Em pé, segure um haltere ou uma lata de conserva. Dobre o cotovelo do braço comprometido, com a palma para cima, de encontro ao seu ombro e, lentamente, retorne à posição inicial e estenda seu braço.


 



Imprima este artigo




 
 
 
Clínica Deckers
Av. Europa, 887 - Jd. Europa - São Paulo / SP
Tel.: (11) 3065 1299
contato@clinicadeckers.com.br