Seleção de Basquete Orientações Médicas / Nutrição  

Por Mirtes Stancanelli
Mestre em Biologia Funcional e Molecular UNICAMP
Pesquisadora do Laboratório de Bioquímica do Exército - LABEX, UNICAMP
Equipe Clínica Deckers


Nutrição esportiva compreende a aplicação dos princípios da alimentação saudável frente aos estímulos de treino planejados pelo educador físico com intuito de adaptar o atleta buscando o aumento do rendimento. É papel da alimentação não apenas promover a saúde do atleta, mas também potencializar as respostas adaptativas ao treino. É consenso na literatura científica que a alimentação é parte integrante deste trabalho podendo influenciar positivamente o desempenho quando muito bem pensada, o que significa levar em consideração as características do indivíduo, da modalidade que pratica do momento atual de treino, quantidade de calorias e nutrientes, tipo de alimento a ser ingerido, momento de ingestão e numero de refeições/dia. Tão importante quanto pensar em toda esta estratégia é viabilizar no dia-a-dia para que a mesma seja aplicada.

Em 20 anos de trabalho nesta área com diversos atletas de diferentes modalidades a percepção estabelecida é que os mesmos possuem hábitos alimentares inadequados e o planejamento nutricional não atende as necessidades do indivíduo nem da modalidade, comprometendo sua saúde e rendimento esportivo. Isto se deve às restrições alimentares comumente orientadas por profissionais sem capacitação, utilização indiscriminada de suplementos, falta de conhecimento tanto teórico quanto prático por parte do próprio nutricionista para lidar com o atleta e os demais profissionais envolvidos, gerando insegurança dos mesmos e uma não valorização da profissão nesta área. 

Este panorama não foi diferente quando iniciamos o trabalho na Seleção de Basquete.  Respaldada pela literatura e pelos anos de experiência no trabalho com atletas, há quatro anos iniciei a organização da Metodologia de Trabalho do Departamento de Nutrição da Seleção de Basquete em todas as categorias. Frente à interpretação integrada do estado nutricional do atleta e do objetivo do programa atual de treino aplico uma “rede de intervenções nutricionais” nos vários ambientes ao qual o atleta está submetido. Através da rede de intervenções é possível estabelecer um diagnóstico nutricional mais preciso educar o atleta em todos os momentos possíveis (no refeitório, no ônibus, nos lanches oferecidos durante os treinos, palestras etc), adequar toda a infraestrutura (restaurante, refeitório, frigobar dos quartos ou alojamentos) a fim de que sejam oferecidos alimentos de boa qualidade nutricional e trabalhar em conjunto com os demais profissionais que passam mais tempo com o atleta e precisam entender a importância de cada detalhe do trabalho da nutrição para viabilizá-lo.

Um departamento de nutrição bem estabelecido permite não apenas aplicar uma dieta, mas sim levar a mudanças conscientes do comportamento alimentar que atendam as necessidades de energia e nutrientes do atleta na modalidade que pratica, fortalecer seu sistema imunológico contribuindo para uma recuperação mais rápida, potencializar as respostas adaptativas ao treino melhorando os estoques de energia, transporte e utilização de oxigênio, otimizando a queima de gordura, ganho e/ou manutenção da massa muscular e desta forma promovendo a saúde e viabilizando o aumento de seu rendimento. Através desta atuação, tenho conseguido inserir o trabalho da nutrição como parte integrante do desenvolvimento do atleta e também mostrando a importância do nutricionista não apenas presente, mas atuante na equipe multidisciplinar. Com isto, evita-se que outros profissionais precisem cuidar deste departamento e possam se dedicar de suas atribuições com isso o atleta se beneficia de um trabalho de melhor qualidade. Assim a cada momento ensinamos e orientamos nutirição a todos!  Entendo que quando uma Seleção Brasileira se apresenta, sempre é um momento de fundamental importância, pois representa a todos nós! No dia a dia as dificuldades, privações e lutas para conquista de medalhas olímpicas é extremamente difícil pela magnitude do evento e, portanto NÃO cabe usar deste momento para aprender processos simples dentro do departamento, mas sim aplicar todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos para somar. Neste sentido recebemos da CBB e de todos os envolvidos o apoio necessário para execução de nosso trabalho. A alimentação pode definir o desempenho quando bem planeja e aplicada!!!

 

 


Pode-se marcar consulta com a equipe do Grupo Stancanelli de Nutrição na recepção da Clínica Deckers.
A equipe atende nas segundas-feiras das 7 às 13 hs; terças-feiras das 17 às 21 hs e nas quintas-feiras das 7 às 13 hs e das 17 às 21 hs.


Imprima este artigo






 
 
 
Clínica Deckers
Av. Europa, 887 - Jd. Europa - São Paulo / SP
Tel.: (11) 3065 1299
contato@clinicadeckers.com.br