Psicologia do Esporte e do Exercício Físico Orientações Médicas / Medicina Esportiva  

Intervenção:

• Melhorar as capacidades e habilidades psíquicas durante o exercício físico.

• Estabelecer e otimizar metas para cumprimento de objetivos.

• Acelerar e otimizar o restabelecimento psicológico.


Campos de intervenção:

1 - Esporte de alto rendimento (profissional)

2 - Práticas de tempo livre (amador)

3 - Reabilitação.


1 - Esporte de alto rendimento:

- Avaliação das características psicológicas esportivas;

- Ensino e orientação de técnicas mentais para melhoria de fatores como estresse, concentração, motivação, autoconfiança, entre outros.


2 - Práticas esportivas no tempo livre (amador):

- Motivos para a prática esportiva

- Fatores de adesão à atividade

- Ensino e orientação de técnicas mentais para melhoria de fatores como estresse, concentração, motivação, autoconfiança, entre outros.


3 - Reabilitação:

Público:

- Iniciantes na prática de exercício físicos

- Obesos

- Diabéticos

- Cardiopatas

- Esportistas

- Atletas de alta performance


A Psicologia do Esporte e do Exercício Físico atua na perspectiva de otimizar as habilidades psicológicas de qualquer pessoa, utilizando técnicas e procedimentos para melhoria de performance e desempenho.


Como trabalhamos:

Conforme a história de vida do esportista e suas demandas, avaliamos em primeira entrevista características relevantes que possam apontar comportamentos ou sintomas relacionados à questão física e mental. A partir destas informações, oferecemos sessões semanais para gerenciamento de níveis de estresse ou sessões de aconselhamento e/ou tratamento em psicoterapia breve.

Citamos como técnicas utilizadas em trabalhos de orientação psicofísica, as técnicas de relaxamento de Jacobson, o treino autógeno do Schultz, técnicas de respiração como a entonação de voz, entre outras. O objetivo principal é desenvolver conscientização corporal e, conseqüentemente, o auto conhecimento, a auto percepção, o gerenciamento das emoções, entre outros aspectos.

O objetivo deste trabalho e que o indivíduo desenvolva sua capacidade de administração de conflitos, sua auto eficácia, isto e que ele consegue utilizar as técnicas aprendidas no momento que for necessário.

Para cardiopatas e pessoas com fatores de risco para doenças cardíacas, o trabalho preventivo permite o cuidar de si física e mentalmente.

 


 

 



Imprima este artigo






 
 
 
Clínica Deckers
Av. Europa, 887 - Jd. Europa - São Paulo / SP
Tel.: (11) 3065 1299
contato@clinicadeckers.com.br