Trauma / Método Rice Orientações Médicas / Medicina Esportiva  

Descanso - Gelo - Compressão - Elevação

Quando alguém sofre alguma lesão, o fato de tomar algumas atitudes, imediatamente, pode ajudar muito no processo de recuperação. RICE, que em inglês representa as inicias de Descanso, Gelo, Compressão e Elevação deve ser sempre lembrado ao sofrer alguma lesão, pois causará alívio da dor, limitará o edema e protegerá os tecidos "machucados", o que com certeza acelerará a cicatrização do tecido.


O método RICE:

- Rest / Descanso: Se o indivíduo sofrer alguma lesão, o ideal é que ele pare e descanse. O repouso é importantíssimo nos primeiros momentos da lesão por 2 motivos: Quando o repouso acontece, ele protege o tecido lesionado e com o corpo em repouso, sobra mais energia, necessária para recuperar a lesão com mais eficácia.




- Ice / Gelo: O ideal é usar uma bolsa de gelo, mas na hora da lesão qualquer coisa bem gelada pode ser útil. O frio diminui a quantidade de sangue que chega na área lesionada, com isso impede o aumento do inchaço e evita que o indivíduo sinta dor. O tempo máximo de aplicação de gelo é de 20 minutos, pois mais do que isso pode causar lesões na pele e nos tecidos mais superficiais. Hoje em dia, sabe-se que o ideal é aplicar o gelo por 8 minutos, descansar 3 e então aplicar por mais 8 minutos.
- Compression / Compressão: O edema, além de causar um desconforto muito grande ao individuo, atrapalha o processo de recuperação da lesão. A compressão deve ser feita com uma faixa (que pode ser elástica) e o indivíduo não pode sentir desconforto com ela. A compressão diminui o fluxo sanguíneo no local, o que limita o edema. Já foram relatados casos de pacientes que sentiram até diminuição da dor no local. Sempre tome cuidado para evitar o garroteamento do membro como enfaixamento.



- Elevation / Elevação:
Quando o indivíduo eleva o local da lesão, de preferência, acima do nível do coração, menos sangue chega nesta área e com isso o edema é controlado.



Depois de 48 horas seguindo esse método, muitas lesões tem o início da recuperação, mas se após esse período não houver melhora da dor e do edema, o ideal é procurar o médico.

Assim que o processo de recuperação teve início, as massagens leves podem acelerar a formação de tecidos cicatriciais, diminuir o tempo de recuperação e reduzir as chances de lesões recorrentes.

Outra ação que poderá acelerar o processo de recuperação da lesão, é o início do alongamento leve assim que não houver mais edema. Cuidado para não exagerar, o indivíduo não pode sentir dor enquanto alonga, para evitar o risco de reiniciar a lesão.

Após a fase aguda e na ausência de edema ou ferida com sangramento, o calor pode ser usado para aumentar a circulação sanguínea no local e ajudar a cicatrização.


 

 



Imprima este artigo






 
 
 
Clínica Deckers
Av. Europa, 887 - Jd. Europa - São Paulo / SP
Tel.: (11) 3065 1299
contato@clinicadeckers.com.br