Como Escolher o Melhor Calçado Para Correr? Orientações Médicas / Temas Gerais  

Escolher o melhor calçado para executar uma corrida é uma tarefa difícil. Pensando nisso, a Clínica Deckers resolveu ajudar você, leitor, nessa missão. Veja alguns fatores importantes na escolha do sapato adequada para a prática da corrida.


1º fator – O laço para fora


Na escolha de um sapato de corrida, é importante ver se o laço para amarrar o tênis de corrida está para o lado de fora do calçado. Esse fator ajuda no maior conforto durante a atividade física, além de diminuir o risco de irritação quando praticar a atividade física em uma estrada, por exemplo.

2º fator – Não apertar o laço

O segundo passo faz referência ao quão apertado o laço deve ser feito. O laço, feito acima do peito do pé, deve ser confortável e seguro, porém sem exagerar no aperto do pé. Isso evita possíveis tensões e pressões sobre o peito do pé durante a corrida.

3º fator – Espaço para movimentar o pé dentro do sapato

Outro fator importante é que o sapato proporcione uma movimentação do pé dentro do calçado. Os dedos devem ter certa liberdade para se mexer dentro do sapato. Portanto, evite calçados muito estreitos. Isso evita que os pés, pressionados pelo aperto do calçado, incham de tal forma que fique insuportável praticar a atividade.

4º - Flexão do sapato

É importante verificar o quão maleável é o sapato durante a corrida. Ele deve ser capaz de ser dobrado ao ponto de facilitar a passada e diminuir o impacto com o chão. O ponto de flexão e a flexibilidade bem ajustada podem evitar alguns problemas como: fascite plantar, dor no tendão de Aquiles e lesão na panturrilha.

5º - Use um sapato compatível com o arco de seu pé

Esse fator é preciso ter atenção. Quando for comprar um sapato de corrida, você deve prestar atenção na forma como o sapato se encaixa com o arco de seu pé (a pequena curva que temos na sola dos pés). Isso ajuda bastante no conforto. Para isso, no entanto, é necessário testar o sapato em uma corrida leve na rua ou numa esteira.

Questões que você deve atentar ao comprar sapatos de corrida:

• Comprar pensando na estética e quão atrativo é o sapato;

• Aguardar por ofertas de "queima de estoque";

• Não querer utilizar o tamanho correto de sapato;

• O contraforte do calçado deve ser firme dando boa sustentação ao calcanhar. Ele não pode ser alto ao ponto de irritar o tendão de Aquiles;

• O sapato de corrida deve ser ligeiramente mais alto no retropé e com uma forma de cunha. Isso ajuda a aliviar a tensão no tendão de Aquiles;

• O potencial de amortecimento é dado pela dureza/maciez do material utilizado para fazer o sistema absorvente de impacto do calçado. Isto tem ligação direta com o peso corporal, que deve ser ajustado a ele, além do "padrão de marcha" (uma forma própria de marcha que cada um tem ao caminhar/correr).




 



Imprima este artigo




 
 
 
Clínica Deckers
Av. Europa, 887 - Jd. Europa - São Paulo / SP
Tel.: (11) 3065 1299
contato@clinicadeckers.com.br