Atividades Aeróbicas (Esteira, Bicicleta e Transport) Orientações Médicas / Medicina Esportiva  

Qual a finalidade da prática de um exercício aeróbico?

O trabalho aeróbico tem como função aumentar a resistência física do corpo, auxilia na queima de gordura e fortalece os membros inferiores.


Quais atividades aeróbicas posso praticar na academia?
Geralmente as academias têm três estilos de atividade aeróbica: esteira, bicicleta e elíptico, conhecido como transport.

Segue um resumo de cada atividade:


Esteira:



Na esteira, você pode realizar um trabalho mais específico controlando a velocidade e inclinação do exercício. Somado a isso, é um dos aparelhos que mais recruta a musculatura dos membros inferiores. Seu ponto negativo faz-se pelo fato de ser um exercício de impacto sobre articulações, destaca-se a do joelho e tornozelo.

Essa atividade é mais indicada para quem já possui uma rotina de exercícios, mas é sempre interessante entrar em contato com o profissional da academia para que ele possa te dar uma direção. O gasto no treino é de 300 a 600 calorias por hora.




Transport ou Elíptico:





A maior diferença entre a modalidade esteira e transport é o menor impacto para as articulações e também a menor variação de estímulos de intensidade e velocidade. Ele é bastante indicado para pessoas que com sobrepeso, devido a sua qualidade de menor impacto para os membros inferiores.

Como no caso anterior, é importante consultar o profissional de educação física para que ele possa definir junto a você a melhor forma de executá-lo, evitando a fadiga precoce.O gasto calórico pode chegar até 500 calorias em uma hora de atividade.




Bicicleta Ergométrica:

Essa atividade é imprescindível o acompanhamento do profissional. Deve atentar-se ao ajuste do banco e verificar se a posição facilita a movimentação dos joelhos. Neste caso, os joelhos devem ficar semiflexionados e o tronco ereto.




Apesar de ser uma atividade de menor impacto, ela pode sobrecarregar as vértebras e discos vertebrais da região lombar. Se sofrer algum problema de saúde nesta região, aconselha-se evitar esta atividade aeróbica. O gasto calórico aqui é menor: entre 200 e 400 calorias por hora. Ela é bastante recomendada para iniciantes.



Sabendo das atividades aeróbicas, devo ter alguns cuidados na prática delas?

Primeiramente, é recomendado definir o seu objetivo. Queima de gordura, trabalho cardiorrespiratório ou condicionamento físico são algumas opções. Escolhido o objetivo, o profissional especializado guiará qual das atividades encaixa-se melhor com seu objetivo.

 

 



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